Jeito certo de fazer a barba

Presentear os homens nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, uma sugestão bacana, e que certamente será de grande utilidade, são produtos de barbear e de cuidados com a pele, já que eles estão mais conscientes da importância de ter um rosto bem cuidado e saudável.

Entre os produtos essenciais estão o gel de barbear, balm-loção pós-barba e o hidratante. Esse trio é um importante aliado na hora de fazer a barba. Federico Kladt, gerente de desenvolvimento de produtos da Natura, explica que em primeiro lugar é fundamental fazer uma boa limpeza da pele. A segunda etapa é usar um gel, espuma ou creme espumante específico para o ato de se barbear.

“Como a pele masculina é normalmente mais oleosa do que a das mulheres, a dica é optar por produtos desenvolvidos especialmente para o ato de barbear-se. As áreas barbeadas (mesmo tendo pele oleosa) tornam-se ressecadas e o uso de produtos inadequados prejudica ainda mais a pele.”, resume Federico.

Depois do barbear os cuidados devem continuar com o uso de um produto pós-barba que também deve seguir o tipo de pele do homem. “Hoje o mercado oferece diversas opções, de loções, balms até géis. O importante é escolher produtos que tenham ingredientes que auxiliam na proteção e recuperação da pele, como óleo de café verde, óleo de candeia e aloe vera”, detalha Kladt.

fazendo-barba

Confira as dicas para um barbear perfeito:

1 – Antes de se barbear, é indispensável lavar o rosto com água morna e um sabonete indicado para o seu tipo de pele para a retirada dos resíduos da transpiração, da oleosidade, do pó e das células mortas.

2 – O segundo passo é passar no rosto uma toalha quente. Uma dica é molhar uma toalha e colocá-la por 1 minuto no micro-ondas. Barbear-se durante ou após o banho, utilizando água quente que dilata os poros e amacia os pêlos, também facilita o deslizar da lâmina de barbear.

3 – Não substituir cremes de barbear por sabonetes, pois podem ocorrer alergias e ressecamento da pele. Para potencializar o barbear, utilize um pincel para formar uma espuma mais espessa, amaciar e levantar os pelos da barba. Fazer a barba no sentido do crescimento ajuda a evitar pelos encravados e irritação da pele. Em caso de cortes, o ideal é higienizar bem o local, com sabonetes antissépticos e usar cremes com antibiótico, para evitar infecções.

4 – Depois de fazer a barba, enxague o rosto e termine com um produto pós-barba para fechar os poros e impedir a entrada de microorganismos que possam causar inflamações nas raízes do pelo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *