Como conservar joias

joias

Peças de família, presente para uma pessoa querida ou objeto de desejo. As joias transformam o look e complementam o visual. Mas as peças precisam de alguns cuidados para que possam estar sempre novas e bonitas. Se bem conservadas, elas podem durar uma vida toda.

– As peças em ouro devem ser guardadas separadamente em caixinhas de veludo ou saquinhos de tecido. Outra dica é não usar prolongadamente nos banhos de mar ou piscina e não guardar junto com perfumes ou produtos químicos. Para limpá-las, o ideal é levar a um joalheiro de confiança ou local especializado.

– A prata também é um metal nobre e precioso, embora no Brasil a mentalidade seja de que apenas o ouro é joia. O principal cuidado é evitar atritos ou manuseá-la com objetos pesados. Os banhos de mar ou piscina também podem acelerar a oxidação. É bom evitar usar a prata quando utilizar produtos químicos, como tintas de cabelo e produtos de limpeza. As peças podem ser guardadas em locais secos e arejados, dentro de caixas forradas ou sacos de tecido.

Ana Pio, coordenadora da Fit Pratas, alerta para as fórmulas de limpeza feitas em casa. “A prata pode sofrer naturalmente uma variação na cor e escurecer depois de um determinado tempo. O importante é não recorrer a receitas caseiras para limpar as peças”, reforça. Ela aconselha o uso de produtos específicos para limpeza ou mesmo a “flanela mágica”, específica para acessórios em prata.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *