Dicas Moda

Dicas para customização de roupas

Customizar roupas, deixá-las com uma nova aparência ou, ainda, modificá-las completamente e fazer do velho uma peça nova, tem sido tarefa para muitas mulheres na busca por renovar o guarda-roupa. Com muita criatividade e estilo é possível aprender a criar novos conceitos em cima de peças que talvez não agradem mais. Antes de colocar a mão na massa, confira ideias que podem fazer a diferença no seu visual.

costura_clippart1 – Separe o material: Antes de pensar em customizar uma peça, alguns materiais para iniciar os trabalhos precisam estar preparados. Tesoura, linha, agulha, alfinetes, cola para tecido e cola quente são fundamentais. Para aquelas que gostam de adesivos, um ferro de passar roupa também será necessário.

2 – Antes de começar, planeje: Primeiro é importante ter em mente o que se quer fazer. Se ainda não há experiência com customização o ideal é planejar, procurar referências e fazer pesquisas. Depois de decidido é hora de escolher o tecido ou os materiais que serão utilizados e observar suas características, como rigidez, por exemplo, que não aceita muito bem a cola.

3 – Escolha sua peça e dê seu toque pessoal: É possível customizar qualquer tipo de peça, desde uma jaqueta jeans até uma bolsa. Para quem está começando a customizar roupas, a camiseta básica de malha é a mais simples para iniciar. Outra opção é a calça jeans que pode ser transformada em shorts. Além disso, é possível customizar as peças com enfeites como tachinhas, botões diferentes e adesivos.

4 – Cortes e aplicações: Na hora de customizar, os procedimentos mais simples e que mudam bastante o visual da sua peça são os cortes, tais como mangas, decotes, barras, laterais, etc. Para quem gosta de customizar camisetas, mas ainda é inexperiente, a dica é dobrá-la ao meio para não haver erro no tamanho. Se o desejo é preservar o corte, a dica é apostar nos acessórios de fácil aplicação, como lantejoulas, miçangas, apliques e adesivos.

5 – Já tem prática? Mude completamente: Se o desejo é transformar uma peça em outra completamente diferente, saiba que é necessário dominar a máquina de costura, pois modificar uma peça e deixá-la com outra cara é um processo mais difícil e requer habilidade. Transformar uma calça jeans em saia ou bolsa, por exemplo, exige atenção aos desníveis para não deixar um lado maior que o outro. Meça aonde quer cortar e marque corretamente para a peça não ficar torta.

6 – Novas cores: Antes de iniciar o processo de tingimento é importante lavar a peça e deixá-la secar. Existem diversos produtos para tingir, como corantes, fixadores e tintas. Para quem está começando, o fixador é a melhor pedida, pois basta misturar com água e deixar ferver junto com a peça. Outra técnica de tingimento é o tie-dye, uma mistura de água, sal grosso e tinta. A estampa da camiseta é feita por meio de amarrações com barbantes e o desenho depende do gosto pessoal e da criatividade de cada um.

7 – Onde procurar: Quem deseja customizar roupas ou acessórios, mas não sabe onde encontrar materiais interessantes, a dica é visitar armarinhos, pois estas lojas possuem uma grande variedade de produtos para customização de roupas. Acessórios que caíram no desuso também podem ser desmanchados e reutilizados em outras peças.