Moda

Plus Size entrará na norma brasileira de vestibilidade

novidades-de-moda-plus-size-6

Há cerca de três anos em preparação, a Norma Feminina de Vestibilidade está na fase de finalização e entrará em consulta pública em janeiro/2016. Os últimos acréscimos foram as medidas de referência para tamanhos popularmente chamados de Plus Size (GG, EG, XG e XGG).

O conteúdo está sendo elaborado por uma comissão de estudos do Comitê Brasileiro de Têxteis e do Vestuário (ABNT/CB-17), formado pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), pelo SENAI CETIQT/RJ, SENAI Têxtil e Vestuário/SP, por outras entidades do setor, por blogs/sites que discutem a moda plus size, confecções, varejo de vestuário e empresas ligadas à modelagem, dentre outros.

A norma trata, essencialmente, da designação de tamanho de vestuário. Seu principal objetivo é o estabelecimento de um sistema que indique, de maneira simples, o tamanho do corpo feminino em que uma peça de vestuário deve servir exatamente, isto é sua vestibilidade. O sistema de designação de tamanho será baseado nas medidas do corpo e não nas medidas da roupa.

As medidas que entrarão em consulta pública em janeiro foram resultantes de medições feitas em Body Scanner com voluntárias e medidas trazidas por empresas de confecção e varejo que atuam nesse segmento. As medições de voluntárias continuarão até final de fevereiro (quando termina o prazo de consulta pública) para confirmar as medidas, ou alterar algum parâmetro, antes que a norma seja oficialmente publicada.