Literatura

Dica de livro: Etiqueta sem frescura

Com dicas simples para agir com desenvoltura e bom-senso nas mais diversas situações, a jornalista e escritora Claudia Matarazzo assina pela Planeta a edição atualizada de Etiqueta sem frescura (304 páginas, R$ 34,90), com noções de etiqueta, receitas inéditas da culinária Italiana e novo guia prático de etiqueta à mesa.

“Regras existem para facilitar, e não para complicar a vida das pessoas”, avisa a autora logo na introdução. O tom percorre todo o livro, escrito numa linguagem informal, quase como uma conversa com o leitor. “Num país jovem, sem tradições milenares, como o Brasil, […] não se pode esperar rigor britânico no que diz respeito à etiqueta e ao comportamento”.

etiqueta_sem_frescura

O livro aborda situações comuns a homens e mulheres no mundo contemporâneo, como festas, jantares, ambiente profissional e vida pessoal, procurando sempre sugerir comportamentos que resgatem a elegância e a civilidade nas relações. E dá dicas práticas de como receber em casa (e até como organizar recepções comuns, como churrascos e pizzas), como se sair bem em viagens e, ainda, conselhos especiais para lidar com amigos, namorados, chefes, companheiros de trabalho e crianças.

Quando escreveu a primeira edição de Etiqueta sem frescura, em 1992, os celulares haviam acabado de surgir, enormes e pesados, e os computadores eram uma novidade. Muita coisa mudou, mas nem sempre para melhor, afirma Claudia. “Tivemos grandes progressos na comunicação, mas, por outro lado, houve também um enorme retrocesso na forma e na qualidade dos relacionamentos. […] Já são muito claros o descontentamento e a perplexidade da maior parte das pessoas, que se sentem constantemente em xeque com tantas inovações, pressionadas por um ritmo que muitas vezes sentem não acompanhar”.