Dica de livro: O segredo do Chanel nº 5

O colega Romar Beling, da editora Gazeta, escreveu tempos atrás sobre o livro O segredo do Chanel nº 5, de Tilar J. Mazzeo, tradução de Talita Rodrigues, que custa R$ 39,50. Compartilho com vocês a dica de leitura.

bookchanel“A história é mais do que conhecida. Perguntaram a Marilyn Monroe como ela gostava de dormir. A resposta: vestida apenas com uma gota de Chanel nº 5. É bem provável, e foi a leitura que se fez, que Marilyn poderia ter ido para a cama como bem lhe aprouvesse, ou usando o perfume que estivesse à mão (nenhum, inclusive), e ainda assim seguiria sedutora. Mas é claro que esse pequeno enredo ilustra uma verdade: poucos aromas souberam se firmar de tal forma no imaginário da nossa sociedade quanto as gotinhas dessa essência, “inventada” pela estilista de moda Gabrielle “Coco” Chanel no verão de 1920.

Depois disso, não apenas a marca do perfume como também o nome de sua criadora tornaram-se símbolo de um cenário da arte e do poder, atravessando o século 20 como potencialidade de um modo de vida. Num tempo em que ruíram tantas crenças, em que o coração da humanidade se viu despojado de algumas de suas inocências, é sem dúvida simbólico que um cheiro tenha permanecido. Talvez ele até pudesse nos devolver parte do que se perdeu. Essa “biografia” tende a ser uma deliciosa (perfumada) tentativa disso.”

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *