Como cuidar das roupas de couro

couro

Muitas pessoas sabem perfeitamente combinar as peças de couro, mas não sabem como cuidar delas. “O couro é vivo e permanece vivo mesmo após virar roupa. Por isso, ele corre o risco de ser atacado por fungos. Além disso, pode apresentar manchas e deformidades. Há clientes que chegam à lavanderia desesperados porque o bolor tomou conta do couro ou porque há furos nele. Em algumas vezes, a situação é irreversível”, alerta Ricardo Monteiro, gerente operacional da Quality Lavanderia.

Se o couro tradicional – aquele que todo mundo usa no inverno – requer cuidados especiais, o couro usado no verão é ainda mais sensível. “Por ser mais fino e delicado, o material usado nessas peças pode se desgastar com facilidade, por isso é sempre bom estar atento ao local onde se senta, para que a peça não sofra arranhões ou furos; cuidar para que perfumes não tenham contato direto com a roupa de couro e evitar o seu uso por muitos dias sem fazer uma higienização, já que o próprio suor pode deixar ou couro levemente enrijecido”, aconselha.

Lavar em casa? Jamais!
Não pense que uma boa bacia com água e sabão vai tirar o suor e a sujeira de seu vestido de couro. Isso nunca pode ser feito. A única solução possível para uma peça de couro suja é levá-la à lavanderia, porque a limpeza profissional garantirá a remoção da sujeira e do suor, promovendo também uma hidratação deixando o couro com toque e macio. As peças de couro liso normalmente não perdem cor, mas as peças acamurçadas geralmente desbotam, podendo adquirir aparência de velhas e precisam passar por um processo para reavivar o tingimento, deixando-o próximo a sua cor original. Pela complexidade, o ideal é deixar esta tarefa a cargo de profissionais especializados.

Conservação: nada de sacos ou capas plásticas
Por ser pele animal, o couro e os acamurçados estão sujeitos ao ataque de fungos, principalmente quando guardados em locais úmidos e escuros. Desta forma, as peças não devem ser guardadas em sacos plásticos, pois este tipo de embalagem cria umidade e se torna um habitat perfeito para a proliferação de microorganismos. O melhor é envolver o couro numa capa de TNT, de preferência escura, para evitar que a peça se degrade com incidência da luz.

Cuidados em casa
Nunca se deve guardar peças de couro ou camurça quando estiverem úmidas – vale tanto para chuva como para o suor. O correto é arejar e secar a peça de um dia para outro para, então, guardá-la.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *