Dicas

Bolsa pode ter mais germes do que vaso sanitário

Você sabia que uma bolsa feminina pode ter mais bactéria do que o acento de um vaso sanitário? É o que aponta uma pesquisa realizada pelo Technical Manager at Initial Hygiene, da Inglaterra. Entre os modelos de bolsas, as de couro são as mais propensas a albergar os diversos tipos de germes, já que a textura esponjosa é tudo o que as bactérias querem para seu crescimento.

Agora imagine a alça das bolsas. O contato diário com as mãos, que já são reconhecidas como grandes transportadores de todos tipos de microrganismos, levou a pesquisa a uma revelação surpreendente: uma em cada cinco alças de bolsas contém bactérias suficientes para causar algum dano à saúde.

Para evitar a combinação, os pesquisadores sugerem tanto a limpeza diária das mãos, com lenços, sabonetes bactericidas, ou álcool em gel, como a limpeza periódica das bolsas. A limpeza evitará a contaminação ou a transmissão das bactérias.

Segundo o biomédico Roberto Martins Figueiredo, conhecido como Doutor Bactéria, durante o dia a dia os germes nos acompanham em diversos locais, como carros, supermercados, escritórios, shoppings, baladas, ônibus e banheiro público. Já foram encontrados em bolsas alguns coliformes fecais (provenientes de fezes de animais e do homem), Salmonella (bactéria causadora de doenças veiculadas por alimentos), Staphylococcus aureus (que pode causar conjuntivite, intoxicações alimentares, septicemia, sinusite laringite e infecções com pus).

Estas bactérias podem ser transportadas para vários locais e, quando o corpo sofre uma diminuição das defesas, podem desencadear doenças que vão desde diarréias, cólicas intestinais, vômitos e até complicações mais graves.

A bolsa de quem frequenta boates, bares, clubes e motéis tem uma das piores contaminações, pois foi colocada onde outras pessoas andaram, sentaram, espirraram, tossiram e urinaram, como nos banheiros em baladas, por exemplo.

Dicas

– Não deixe a bolsa no chão;
– Evite levá-la ao banheiro. Se puder, carregue só a nécessaire;
– Não coloque a bolsa em cima da pia do banheiro ou sobre a caixa de descarga.   Prefira pendurá-la em um ganchinho;
– Nunca a deixe sobre a mesa onde você faz suas refeições;
– No carro, prefira guardar no porta-malas, que é menos contaminado do que o chão;
– Procure limpá-la com pano, água e sabão, no mínimo uma vez por semana;
– Evite levar doces abertos (balas e outros);
– Não guarde a escova de dentes sem proteção;

Cheiros

Algumas vezes, para uma bolsa que não é usada há muito tempo, a presença de bolores ou bactérias pode trazer o conhecido “cheiro de guardado”. Para eliminar este problema basta colocar uma latinha furada contendo pedaços de algodão umedecidos em um desodorante que você goste. Deixe a lata dentro da bolsa por um dia. “Uma outra forma de eliminar o odor desagradável é polvilhar a bolsa, na sua parte interna, com bicarbonato de sódio. Deixe por uma noite e depois limpe com uma escova”, ensina o Doutor Bactéria.

box-limpeza

Limpeza

Para cada tipo de bolsa há uma técnica de limpeza.  Nem sempre é possível lavar uma bolsa de tecido claro. Para limpá-la a seco, depois de escovar bem para retirar a poeira, prepare uma pasta com talco e benzina pura. Passe em toda a superfície da bolsa e deixe secar. Depois, escove bem para remover o pó. As bolsas de fazendas escuras e grossas podem ser higienizadas usando uma escova umedecida em álcool. Já as bolsas de couro em geral devem ser lavadas com água e sabonete de glicerina ou com sabão de coco, desde que sequem à sombra. Depois de bem seca, engraxe a peça com cera ou graxa de sapato incolor ou da mesma cor do couro.