Dicas Moda

Como tingir roupas

Você sabia que é possível renovar os mais variados tecidos por meio do tingimento? A indústria de pigmentos apostou na tecnologia para criar cores, texturas e efeitos surpreendentes e transformou o ato de tingir roupas em um hábito de quem procura economia, diferenciação e cuidado com o meio ambiente.

short-tingido

Indicação – O tingimento pode ser feito em qualquer peça que tenha no mínimo 60% de algodão. Pode ter várias finalidades, como renovar a cor de uma peça descorada, mudar totalmente sua cor – por exemplo, pode-se tingir uma calça amarela de rosa ou de preto, mudar o tom de azul etc. –, ou simplesmente cobrir manchas. É um procedimento indicado para quem gosta de reaproveitar suas peças, e quer uma maneira econômica de estar na moda ou simplesmente bem vestido.

Tecidos – Podem-se tingir jeans, sarja, veludo, moleton, plush, cotton, crochê, toalhas e redes com no mínimo 50% de algodão em sua composição. Tecidos como lã acrílica, lã natural, poliéster, lycra, suplex e sintéticos em geral não suportam o processo de tingimento

.Roupas-tingidas

Peças – As mais variadas peças – de vestuário ou decoração – podem ser tingidas, desde as mais básicas vestimentas até tapetes, colchas, cortinas, redes de descanso, toalhas e roupões.

Encolhimento – Em geral, as peças de algodão, entre elas os jeans, não encolhem, porém um “ajustamento” pode ocorrer em casos isolados, e normalmente elas voltam ao tamanho original depois de vestidas. Esse risco é maior em peças com fios de trama mais aberta e solta, ou que tenham poliéster em sua composição.