Dicas

Hora de começar o projeto verão

projeto_verao2Quem quer chegar com tudo em cima nas festas de Natal e Réveillon, podendo vestir um biquíni com o bônus da autoconfiança, tem de começar a se cuidar desde já. A primeira medida é se livrar da preguiça que os dias de frio intensificaram e adotar um programa de exercícios regulares. Mas também é importante modificar os hábitos alimentares.

Durante o inverno é normal que as pessoas se tornem mais indulgentes com seus pequenos ‘deslizes’, comendo mais do que o normal no restante do ano, preferindo alimentos mais gordurosos, doces e calóricos, faltando com frequência à academia, dormindo até mais tarde e reduzindo os dias de caminhada. Enfim, é como se necessitassem armazenar mais energia para os dias difíceis. Só que isso tem um preço. Agora, quando roupas cavadas, curtas e leves saem do armário, a pessoa percebe que exagerou.

Para quem está disposto a chegar ao verão com tudo em cima, a hora de tomar decisões é agora. Afinal, quem deixa tudo para amanhã nunca chega ao amanhã com tudo pronto. A primeira medida é conferir quanto peso é preciso perder para estar bem e adotar desde já uma alimentação balanceada, rica em fibras, frutas, verduras, legumes e carnes magras. Os carboidratos não precisam sumir do prato, mas têm de ser bastante reduzidos, assim como o excesso de sal e açúcar.

Iniciar um programa de exercícios é outra dica importante. Normalmente, os instrutores das academias sugerem alternar ginástica aeróbica com musculação. Mas, quem prefere dançar ou nadar, por exemplo, também vai se beneficiar bastante. O importante é levantar do sofá.

Fonte: Dr. Vitorio Maddarena Junior (CRM 64.301), cirurgião plástico, diretor da Clínica Maddarena (SP)