Como descartar esmaltes vencidos

P8-esmalte2O esmalte é um dos cosméticos que mais apresentou novidades nos últimos anos, especialmente em cores, novas técnicas de aplicação e texturas. Mas os compostos químicos utilizados na composição de cada produto podem causar danos severos ao meio ambiente, principalmente se descartados de forma incorreta.

O ideal seria que o próprio fabricante investisse em postos de coleta de vidros e esmaltes vencidos para evitar a contaminação, mas na cidade de São Paulo, por exemplo, somente uma marca possui coletor que está fixado em uma grande loja de cosméticos.

A embalagem de esmalte não pode descartada junto ao lixo comum, pois acaba indo para um aterro e, ao quebrar, os compostos químicos entram em contato com o solo e atingem o lençol freático, podendo causar contaminação da água. O consultor ambiental Alessandro Azzoni explica o passo a passo para higienizar e descartar os esmaltes de forma correta e não prejudicar o meio ambiente.

1 – Não jogue o vidro de esmalte no lixo comum;
2 – Se houver esmalte dentro, utilize-o para pintar algo (salto de sapato, copos, vasos, esculturas), ou então derrame o esmalte sobre uma folha de papel, e espere alguns minutos até que a química evapore.
3 – Coloque um pouco de removedor de esmalte dentro do vidro seco e mexa até dissolver o restante do produto. Faça isso duas vezes;
4 – O vidro limpo você poderá descartar junto com os demais vidros para reciclagem;
5 – Separe o vidro e o plástico da tampa cada um no seu respectivo lugar;
6 – O papel usado poderá ser descartado no lixo comum, pois o esmalte já secou e sua química evaporou;

Fazer o descarte correto dos vidros de esmalte não consiste em um procedimento difícil, nem demorado. Além do mais, a prática contribui para a preservação do meio ambiente.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *