O inverno começou oficialmente na semana passada e, embora a oscilação na temperatura aconteça com frequência, a expectativa é de que o frio permaneça por alguns meses. Então, é chegada a hora de definitivamente deixar à vista as roupas de inverno e aposentar os looks de outono. Mas antes, confira algumas dicas preparadas por Kátia Nakau, do departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da marca Comfort, e que podem lhe ajudar na organização do guarda-roupa e na lavagem correta das peças ao longo da estação.

Deixe todas as peças de inverno para arejar, como roupas, sapatos, gorros, luvas, cachecol e casacos. Verifique se elas possuem alguma mancha, pois, às vezes, estas peças podem ter sido guardadas com resíduos.

Aproveite para limpar seu armário por dentro, deixe ventilar e, quando estiver bem seco, organize tudo de volta. Não pendure casacos e malhas muito pesados pra não deformá-los ou marcá-los, por conta do peso. A melhor opção é sempre guardá-los dobrados.

Verifique as instruções de lavagem nas etiquetas das roupas. A maioria das roupas de inverno necessita de lavagem especializada, como couro, veludo ou neoprene. Para as que podem ser lavadas em casa, siga a recomendação das etiquetas, da máquina de lavar e do detergente.

Para obter maciez e o perfume das roupas por mais tempo, utilize um bom amaciante no final do processo de lavagem. O amaciante age como um condicionador de fibras, deixando-as alinhadas e macias e ainda deixa nas roupas um perfume duradouro. No caso de molho, não ultrapasse 2 horas para evitar mal cheiro nas peças.

Na hora de colocar as roupas no varal, intercale peças mais grossas com outras mais finas. Assim, o ar circula melhor e as roupas não encostam umas nas outras. Evite também deixar o varal com muitas roupas, isto dificulta o processo de secagem e elas podem ficar com mau cheiro se o tempo de secagem for muito longo.

Se você tem secadora de roupas, sempre verifique as etiquetas das roupas antes de colocá-las para secar. Dependendo da peça e do tecido, ela pode encolher e deformar.

Nunca tente secar as roupas molhadas no ferro de passar, isso pode estragar o tecido ou deixar com mau cheiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *