Pele

Como funciona o peeling

peeling1

Quanto o assunto é a pele do rosto, o grande sonho das mulheres é diminuir a aparência dos poros, ganhar mais firmeza, melhorar as cicatrizes de acne e acabar de vez com as manchas. Um dos procedimentos mais conhecidos na busca pela pele perfeita é o peeling. Basicamente, trata-se de uma esfoliação das células superficiais da pele com o intuito de eliminar imperfeições, além de reduzir a velocidade do processo de envelhecimento estimulando a produção de colágeno.

Assim como cada tipo de pele possui determinadas necessidades, o peeling também oferece diferentes aplicações. No entanto, os superficiais (mais procurados) proporcionam pouca descamação visível, possibilitando que a pele se recupere entre sete e 10 dias. E mesmo durante a descamação é possível manter a rotina normal de higienização, sem deixar de seguir as orientações de hidratação e proteção solar, além de evitar se expor diretamente ao sol.

Um dos queridinhos nos consultórios é o peeling de cristal ou peeling de diamante. O processo funciona como uma lixa que retira as células mortas e estimula o colágeno; trata rugas finas e cicatrizes superficiais e também promove o clareamento cutâneo. Também pode ser realizado em qualquer época do ano.

Há ainda o peeling químico que utiliza ácidos apropriados para eliminar algumas partes da epiderme e resulta na regeneração da pele, além de estimular o colágeno. Este procedimento possui indicações específicas que irão variar de acordo com o tipo de pele e o resultado que se deseja alcançar. Por isso, ele se divide em: muito superficial, remove apenas o extrato córneo; peeling médio que clareia manchas e atenua rugas finas; e peeling profundo para casos mais específicos.

Os cuidados pós peeling são muito importantes para a garantia de bons resultados. É preciso usar sabonetes neutros e específicos para peles sensibilizadas, cremes hidratantes com regenerador cutâneo e filtro solar. E tudo isso, é claro, sempre seguindo as recomendações e indicações médicas. São pequenos sacrifícios que valerão a pena no final.