Dicas

Como manter a pele bonita e saudável no verão

alimentos-que-melhoram-a-peleIndependente da época do ano é sempre bom manter a pele nutrida, cuidada e hidratada. Porém, com a chegada do verão, os cuidados devem ser dobrados, principalmente, porque o sol pode se transformar em um vilão. A irradiação ultravioleta causa o envelhecimento precoce das células da pele e gera flacidez, rugas e perda de brilho.

Algumas dicas são importantes para aproveitar o verão e manter a pele saudável como, por exemplo, evitar a exposição solar entre as 10 e as 16 horas. Segundo a dra. Tatiane Bertacin, professora da Faculdade Inspirar, além de evitar os horários prejudiciais é importante fazer uso de um bom protetor solar. De acordo com ela, também é importante a escolha de cosméticos que ofereçam essa proteção, como é o caso dos BB Creams.

Hidratação

Para manter uma pele bonita e saudável devemos cuidar muito a hidratação. O ideal é tomar ao menos dois litros e meio de líquidos por dia, por isso, é importante andarmos sempre com uma garrafa de água para que se possa, além de ter ideia de quanto tomou, lembrar de ingerir água durante todo o dia.

Já para a pele do rosto, Tatiane ensina que, ao chegarmos em casa, devemos sempre lavá-la e aplicar hidratante. Uma vez por semana pode-se fazer uma esfoliação suave. Para o corpo, o indicado é, após o banho, usar hidratantes e fazer esfoliações dia sim, dia não.

Alimentação

“Não adianta cuidar só por fora, devemos manter nosso organismo sempre bem nutrido, com a ingestão de vitaminas, o que mantém a pele sempre nova e em correto funcionamento”, explica Tatiane. Para isso, a professora ensina que o correto é manter uma dieta rica em vitaminas “A”, “C” e “E”.

A vitamina “A” é encontrada em alimentos como a cenoura, o espinafre e a abóbora. Já a vitamina “C” é encontrada em grande quantidade em frutas como a acerola, a laranja, o limão e no morango. A vitamina “E” é encontrada em todos os alimentos de cor verde escura como, por exemplo, os brócolis. A vitamina “E” também é encontrada nos oleaginosos como as nozes e o amendoim. Essas vitaminas também podem ser ingeridas por meio de nutricosméticos, em cápsulas.

Imagem de queimaduras de solMe queimei e agora ?

É bem fácil descobrir que você passou dos limites no banho de sol e todo mundo já se descuidou pelo menos uma vez na vida. A ardência vem acompanhada da vermelhidão e, em alguns casos mais extremos, de bolhas – que acabam por descascar a pele. Segundo Tatiane, para ajudar na recuperação da pele é preciso fazer uma intensa hidratação com cremes e os mais indicados são os que contêm gérmen de trigo e Aloe Vera.

Para manter a pele sempre bonita e saudável no verão confira cinco dicas diárias:

1- Ingestão de água. O indicado é tomar ao menos 2,5 litros todos dia. Ande sempre com uma garrafinha na bolsa!
2- Manter a pele sempre limpa. Lave o rosto sempre que chegar em casa e aplique hidratantes periodicamente.
3- Use filtro solar todo dia, reaplicando de duas em duas horas.
4- Mantenha uma vida saudável, tenha uma alimentação adequada, evite fumar e realize exercícios físicos.
Não durma de maquiagem! Sempre que chegar em casa retire o produto do rosto.