Dicas Saúde

Sem energia? O que fazer pra aguentar o pique do dia a dia

Cansado, sem energia até mesmo para fazer só o “básico”, você também está assim? Parece até uma epidemia, mas não é. Nesta hora, se encher de café, refrigerante, estimulantes ou energéticos, o que pode parecer uma boa solução, funciona temporariamente porém depois, o efeito é contrário. Dr Fábio Cardoso, especialista em medicina preventiva e longevidade, nos dá algumas dicas. Confira!

recupere-pique-60-segundos (1)

1- Alcalinize tua vida! – Chega de acidez. Sim, alimentos alcalinos, como frutas, vegetais, sementes e castanhas são mais naturais e aceitáveis ao teu corpo que alimentos não-alcalinos, como alimentos processados, carne vermelha e leite e derivados (estes promovem aumento da acidez corporal, que os teus rins terão um baita trabalho para excretar). Este processo “rouba” energia literalmente. Já alimentos alcalinos fazem o contrário. Foque nisto!

2- Consuma Brotos – O começo de tudo, a energia para crescer e lotado de vitaminas e minerais (muito mais concentrados que quando são “adultos”) é um prato cheio de energia, que é facilmente digerível, auxiliando o teu corpo no processo de acessar nutrientes e convertê-los em energia. Qualquer grão, semente ou legume pode ser consumido em forma de broto. Então o que está esperando? Alfafa, feijão, lentilha, brócolis. Isto só para falar de alguns.

3- Quer “mental power”? Então como gordura! Algo que falamos muito pouco é que a gordura é estrutural no nosso corpo: toda célula é feita em parte de gordura. Todas as membranas celulares são constituídas por gorduras- e toda a comunicação celular acontece através destas membranas. Sem a integridade delas, adeus bom funcionamento celular. Não acredita? Adivinha qual a parte do teu corpo mais “gordurosa”? o cérebro! Ele é 70% gordura. Óbvio que não estou mandando você se entupir de alimentos processados, ricos em gordura de péssima qualidade. O que você precisa são fontes de gorduras adequadas para manter você “ligado” e mentalmente energizado, protegendo tua função cerebral até de toxinas. E quais fontes: gorduras saturadas como óleo de coco, um pouco de manteiga, monoinsaturadas como azeite de oliva extra-virgem, abacate, e poliinsaturadas como as fontes de ômega 3 dos ácidos graxos provenientes de peixes como sardinhas, salmão (os selvagens são melhores) atum, entre outros. Gordura boa faz bem, é necessária, não se pode evitar. É só escolher as certas.

4- Coma alimentos crús com maior frequência, pois teu intestino agradece. E se ele trabalha bem, você vira outra pessoa, muito mais disposta, com mais energia e melhor humorado. Por quê? Quando cozinhados, vegetais, frutas e sementes perdem parte das suas enzimas, que nos auxiliam no nosso processo de digestão. A digestão é um processo que gasta muita energia, e sem as enzimas adequadas o processo digestivo fica lento, desconfortável, e “gastador”, além de sugar tua energia, claro. Uma salada, metade do teu prato e pronto!

5- Hidrate-se- Desde que acorda, e como estamos falando de te acelerar com alimentos, vamos pegar uma dica da Medicina Ayurvédica: beba toda manhã, em jejum, um copo de água com o suco de 1 limão. E se quiser, repita 30 minutos antes de cada refeição do dia. Esta combinação ajuda a acordar teu corpo, teu sistema de filtragem renal, e sua digestão, pois estimula a produção enzimática necessária para os processos digestivos. Eita azedinho bom!

6- Quer energia? Então se mantenha em movimento, gaste! Fomos feitos para estar em movimento seja ele físico ou mental. Ficar parado fisicamente influencia sim a parte mental. Levante, dê um pulo, se estique, respire fundo, dance. Enfim, coloque-se em movimento. Tua cabeça irá te seguir.