Dicas

Caiu minha unha, como tratar?

É muito comum ouvirmos falar sobre casos de micoses e unhas encravadas, entretanto, mais comum do que imaginamos, são os casos de perda total da unha por infecção fungosa ou traumas e lesões. Nessas horas, as dúvidas de como agir em relação à unha que está prestes a cair são muitas. A retirada total da unha deve acontecer quando ela fica pendurada por um ponto ou, então, a critério médico.

A proteção do local que está sem a chamada lâmina ungueal (a porção rígida e translúcida) é extremamente importante para a saúde da nova unha que irá nascer. Uma boa indicação para o tratamento da lesão pós extração total são curativos, que protegem o leito da unha proporcionando diminuição da dor e promovendo uma rápida cicatrização.

Além das infecções fungosas, conhecidas como onicomicose, que por meio da ação de fungos pode levar ao descolamento da unha, e dos traumas e lesões que podem acometer as unhas, o uso de sapatos apertados também pode prejudicá-las. Unhas grandes podem bater no sapato repetidamente, formando uma lesão a longo prazo.

Portanto, fique atento aos cuidados no caso de perda da unha: limpe a ferida, aplique pomada cicatrizante e cubra a área posteriormente com um curativo que não toque a ferida, para não irritá-la quando for retirá-lo. Procure orientação médica ou de um enfermeiro e monitore constantemente a cicatrização e, se a dor aumentar, procure novamente um profissional de saúde.