Cabelos

Como você cuida dos cabelos antes, durante e após os exercícios físicos?

mulher_suandoMuitas mulheres deixam de se exercitar por conta de um simples detalhe: os cabelos. Elas não querem transpirar para não perder o efeito da chapinha, ou pelo fato de terem que lavar os cabelos após os treinos. Mas não se preocupe, pois não é necessário deixar de ir em busca do corpo dos sonhos para manter os seus cabelos maravilhosos, basta que você tenha alguns cuidados e faça um tratamento capilar especial para evitar que o seu cabelo fique danificado e desenvolva problemas como: caspa, ressecamento e fique sem brilho.

O suor, os raios solares, o cloro, o sal e o rabo de cavalo causam estragos que não comprometem sua musculatura, mas detonam a vida dos fios. O cabelo necessita de cuidados antes, durante e após a malhação. De acordo com a terapeuta capilar Sandra de Assis Maia, da clínica Alto Stima, os cabelos perdem nutrientes e sofrem maus tratos quando são amarrados, quando estão expostos ao suor e a outros fatores.

Como cuidar dos cabelos antes das atividades físicas

cabelos-finalizadores-mulher

Para evitar danos aos cabelos com o excesso de suor que você irá produzir, é importante proteger os fios antes mesmo da atividade física. O uso de uma quantidade de creme de pentear unida em pequenas gotinhas de óleo vegetal (de sua preferência) pode minimizar e proteger os cabelos durante os exercícios. “O óleo vegetal possui ação antioxidante para dar uma proteção duplicada aos fios fazendo com que ele combata os radicais livres e o ressecamento que o suor causa em nossos fios e couro cabeludo”, explica Sanda.

O óleo de argan e o de abacate são os mais cotados nesse quesito anti-oxidação porque o óleo de abacate possui alto teor de vitamina A e vitamina E (que possui ação antioxidante e combate os radicais livres), além de outras vitaminas como B1, B2, e o óleo de argan possui ação antioxidante com ômega 3 e 9, o que permite fixar e tratar melhor a cor de cabelos tingidos.

Por que o suor prejudica os cabelos?

cabelo-cuidados-cabelo-cabelo-academia-650x350

Os fios quando recebem uma porcentagem maior de suor ficam opacos, sem brilho e muito oleosos, além de ficar menos resistente podendo se romper com facilidade. O nome dado a esse excesso de suor é hiper-hidrose que é causado pelo descontrole das glândulas. O suor é composto de água + sais mineiras + cloreto de sódio e quando se faz uma atividade física pesada seu corpo produz muito suor, principalmente na região do cabelo e do couro cabeludo que precisa respirar.

“Quando o suor está começando a secar o que sobrará na superfície da nossa pele, nos fios e couro cabeludo é exatamente uma camada de sal agindo sobre nosso corpo, é neste momento que o cabelo e couro cabeludo começam a sofrer ações negativas do sal sobre ele. Por isso devemos revestir os fios antes da academia permitindo que quando o sal secar sobre seus fios ele estará protegido com o óleo vegetal ao qual você aplicou junto do creme de pentear,” afirma a terapeuta.

Como deve ser a lavagem e a hidratação dos cabelos após a malhação?

Pretty female standing back and washing her long hair

Primeiramente é preciso remover com uma boa lavagem todo acúmulo de sujeiras e suor que ficou no couro cabeludo. A lavagem retirará a oleosidade e o sal produzido pelo suor. “Quando você chegar da academia o suor vai ter secado e seu cabelo e couro cabeludo estarão infestados de sal fazendo com que o fio resseque e fique frizado e para reverter esse quadro é importantíssimo a lavagem,” disse.

Quando o couro cabeludo está limpo ele respira livremente, ajudando os fios a receber os nutrientes essenciais. Em segundo lugar é importante tratar o cabelo com uma boa hidratação, isso ajuda a voltar o brilho e fortalece os cabelos. Os condicionadores mais indicados para dar vida aos fios devem conter silicone, poliquartenium, D-pantenol e proteína. O ideal é hidratar uma vez por semana se o cabelo for quimicamente tratado e de quinze em quinze dias para cabelos saudáveis.