Cabelos

Como proteger os cabelos do suor

Você já chegou da academia e percebeu seu cabelo com um aspecto pesado, oleoso, quebradiço e sem brilho? Na verdade, o suor compromete os fios por conter cloreto de sódio, o que desidrata o cabelo e pode até mesmo prejudicar o equilíbrio do couro cabeludo. Por isso, hoje eu te ensino como proteger cabelos do suor.

“Em excesso, o suor pode alterar o pH do couro cabeludo e desequilibrar sua microbiota, o que pode contribuir para a proliferação de fungos e aumento da seborréia”, explica o especialista em cabelos Alex Eduardo Domingos, Diretor de P&D e um dos fundadores da JustForYou.

No entanto, você não precisa abandonar a academia para manter as madeixas intactas! Existem alguns cuidados que podem ajudar a proteger cabelos do suor. O mesmo vale para quem vai curtir um dia de sol na praia ou ao ar livre e até mesmo quem mora em regiões quentes e úmidas, principalmente com a chegada da primavera.

“Existe um conjunto de agentes externos, além do suor, como vento, poluição, raios solares, assim como a água da piscina e do mar, que danificam o cabelo e deixam os fios menos resistentes, propensos a problemas como queda e caspa”, conta Alex.

Confira alguns cuidados para blindar os fios do suor:

1. Faça penteados: Manter o cabelo preso pode ajudar a proteger os fios dos efeitos do suor e mantê-los longe das costas e ombros. Por isso, vale apostar em rabos de cavalo, coques, tranças e presilhas ou faixas, para quem tem franja. É importante optar por um penteado que evite o atrito entre os fios. Também não é indicado prender muito forte ou usar elásticos sem revestimento em tecido para evitar a quebra das fibras do cabelo.

2. Aposte em fórmulas limpas: Algumas fórmulas são desenvolvidas a partir de ativos naturais que limpam sem ressecar os fios. Então, além de lavar os cabelos após suar, é importante escolher produtos sem sulfatos, que podem retirar a camada natural de proteção dos fios; sem sal, para não ressecar ainda mais a fibra, e sem químicos agressivos, como petrolatos e parabenos. Existem alguns ingredientes que ajudam a proteger o cabelo e também a devolver os nutrientes perdidos durante a transpiração, como a manteiga de manga, que possui forte ação umectante, emoliente e nutritiva, impede a perda de água e protege contra a radiação UV.

3. Faça do leave-in seu melhor amigo: Para blindar o cabelo durante e após o exercício físico, o uso de um leave-in é muito indicado. O produto é um coringa que, além de ajudar na finalização e no day after, protege os fios do suor excessivo, da poluição e das altas temperaturas. “É importante escolher fórmulas com filtro UV, que garante proteção solar, e com óleos naturais na composição, que evitam a perda de água da fibra capilar”, destaca Alex.