Dicas Saúde

Como se prevenir do Coronavírus

Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de brasileiro com Coronavírus no País. Na última semana, a doença ganhou proporções mundiais, com casos na Europa e Estados Unidos. Agora que a doença está no Brasil (e talvez muito perto de todos nós) como devemos proceder? Quais cuidados devemos tomar? Como acontece o contágio?

Conforme a cooperada da Unimed VTRP, médica infectologista Cristiane Pimentel Hernandez, é importante redobrar a atenção neste momento.“Sabe-se que o vírus pode ser transmitido de pessoa a pessoa pelo ar, por meio de tosse ou espirro, pelo toque ou aperto de mão ou pelo contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido então de contato com a boca, nariz ou olhos. Por isso, é fundamental reforçar os hábitos de higiene, como lavagem de mãos, por exemplo”, explica.

Cristiane, que também atua como Coordenadora Médica da área de Atenção à Saúde da Unimed VTRP, lembra que o Coronavírus é uma doença que precisa de atenção, e que, diferente do que algumas pessoas pensam, é bastante distinta de uma gripe comum. “A gripe é causada pelo vírus Influenza, e esta nova doença é causada pelo Coronavírus”, salienta.

Como os casos começam a surgir no Brasil, é importante que todos reforcem os cuidados. Porém, conforme a médica Cristiane, alguns públicos específicos precisam de atenção especial. “Crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas ou de base, como diabetes, cardiopatia ou pneumopatias são mais vulneráveis ao Coronavírus. Elas tem potencial de desenvolver casos mais graves da doença”, alerta.

10 DICAS PARA SE PREVINIR EM CASA E NO TRABALHO

1) Evite o contato próximo com pessoas doentes e que tenham infecção respiratória aguda

2) Lave as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, use um antisséptico para as mãos

3) Use lenços descartáveis para higiene nasal

4) Cubra o nariz e a boca sempre que for espirrar ou tossir com um lenço de papel e descarte-o no lixo

5) Higienize as mãos sempre depois que tossir ou espirrar

6) Evite tocar em olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas

7) Mantenha ambientes muito bem ventilados

8) Não compartilhe objetos de uso pessoal como copos, garrafas e talheres

9) Limpe e desinfete objetos e superfícies tocados com frequência

10) Evite contato com animais selvagens ou doentes