Moda

Fenim antecipa a moda do outono/inverno

Depois da Fenin Fashion São Paulo, que aconteceu entre os dias 15 e 18 de janeiro, foi a vez de Gramado, aqui na Serra gaúcha, receber a 21ª edição do evento voltado aos lojistas do ramo da moda, sobretudo da região sul do País e da América Latina. A feira, realizada na semana passada no Serra Park, além de mostrar o que promete ser tendência na moda do outono/inverno 2017, busca fortalecer o setor têxtil e de confecção. Eu estive por lá, a convite da Fenin, para conferir de pertinho as novidades para a próxima estação.

Vários expositores presentes em São Paulo trouxeram para o Sul as suas novidades já apresentadas na prévia paulista e muitos outros estrearam seus lançamentos de inverno para o varejo, com exclusividade para a região. Marcaram presença na Fenim os confeccionistas de moda masculina e feminina de vários segmentos da indústria: social, casual, esporte, além de acessórios e aviamentos. Foram 600 expositores e mais de 1,8 mil marcas presentes na feira.

Eu, que sou fã da clássica dupla preto e branco, sai da feira contente por perceber que as tonalidades devem predominar nos looks de outono/inverno. O PB, como chamamos carinhosamente, vai estar presente de maneira mais efetiva nos casacos e blusões. Estampas étnicas também ganham destaque nesta mistura de cores.

Já com relação às peças, uma das mais vistas na feira foi a jaqueta bomber. O agasalho surgiu por volta de 1920 quando o exército norte-americano desenvolveu a peça com o intuito de que ela fosse quente e não atrapalhasse os movimentos. Desde essa época a jaqueta bomber vem passando por adaptações, mas sempre seguindo algumas características básicas como o corte pela cintura e abertura frontal, normalmente fechados com elástico na barra e nos punhos.

Os casacos com comprimento mais alongado e os ponchos também são peças bastante presentes no vestuário da nova estação. De uma maneira geral, os looks seguem com aquela pegada mais elegante e com a cara do frio quando todo mundo parece mais bonito, sabe? Eu estou só à espera do outono. Chega logo!