Maquiagem

Dicas para aplicar o delineador

delineador

O delineador é item obrigatório no kit de maquiagem. Ele é o responsável por deixar o visual mais elegante e poderoso, seja acompanhado ou não de sombra. O traçado é o que dá o acabamento aos olhos e, por isso, é imprescindível saber usá-lo de maneira correta.

Quem nunca sofreu ao passar o delineador e também já gastou litros de demaquilante para tentar corrigir o traço? Por ser um dos integrantes mais complicados na hora de fazer a make em casa, muitas mulheres já até desistiram de usá-lo como acabamento. Sim, é um pouco difícil realizar um delineado retinho, mas com paciência e treino é possível ficar expert no assunto.

Uma dica essencial é escolher bem os pincéis que você quer usar. Existe uma gama de delineadores no mercado, como as versões líquidas, géis, cremes e em forma de caneta. Cada um oferece diferentes dificuldades de uso, especialmente para quem ainda está tentando fazer o acabamento.

As iniciantes podem usar a caneta, pois ela se parece muito com o lápis de olho e dá mais firmeza na hora da aplicação. Para as apostas em outras versões, é preciso usar um pincel chanfrado, o qual costuma estar na nécessaire das intermediárias, que já estão tomando gosto pela arte da maquiagem.

delineador-eudoraEscolhido o tipo de delineador, o próximo passo é prestar atenção no tamanho dos olhos, pois o delineado acaba dando profundidade para eles. Por isso, quem tem olhos pequenos ou um espaço curto entre a pálpebra e a sobrancelha deve realizar um traçado mais fino e delicado. Já as que têm os olhos maiores podem exagerar, mas sem ficar over, com um delineado mais grosso. Para obter efeitos simétricos, é importante fazer o traçado em partes, começando do meio para o canto interno e depois do meio para o canto externo dos olhos.

Outra dica essencial na hora de fazer o traçado é delinear primeiramente com um lápis de olho, pois fica mais fácil corrigir o erro quando o desenho já está marcado. Depois do lápis, é só realizar o traçado com o delineador, que vai dar mais brilho e melhorar a aparência. Se o lápis for à prova d’água, melhor ainda, pois vai ajudar o delineador a durar mais, assim nem precisa se preocupar com retoques.

Para quem não tem firmeza na mão, o truque é utilizar um lenço de papel como “régua”. Para isso, é preciso colocar o lenço na diagonal dos olhos e riscar com o lápis para o delineado sair perfeito. Quanto mais inclinado o lenço, mais grosso será o traço, então não esqueça da dica sobre o tamanho dos olhos. Há ainda quem prefira substituir o lenço por uma fita adesiva, que confere maior praticidade. Outra forma de ficar firme é apoiar os cotovelos sobre uma superfície plana e rígida, como uma mesa.

Quando for delinear, cuide para não esticar a pálpebra demais nem para cima nem para o lado, pois quando ela voltar ao lugar, o traçado estará torto. Durante a aplicação, os olhos devem estar sempre abertos, o que evita os erros e espaços vazios.

Traços em alta

GATINHO: o traçado gatinho é um dos mais famosos e mais usados pelas mulheres. Para fazer, trace a parte superior do olho, sendo o delineado grosso no canto externo e fino no canto superior. Depois puxe o traço em direção ao final da sobrancelha.

MEIA-LUA: o delineado meia-lua é parecido com o gatinho, com a diferença de adicionar um traçado na parte inferior do olhar, bem rente aos cílios até o meio dos olhos. Ele não precisa ser tão marcado e também pode ser esfumaçado.

EGÍPCIO: o egípcio é aquele traçado estilo Cleópatra, em que você contorna toda a volta do olho e puxa o traço na direção do final da sobrancelha.

GROSSO: o traçado grosso é mais indicado para quem tem os olhos maiores e é estilo gatinho, mas com um riscado maior. Quando o olho estiver fechado, ele parecerá um traçado em forma de triângulo.

DUPLO: no traçado duplo, é necessário usar duas cores de delineador. O primeiro é feito bem rente aos cílios, na cor preta. O segundo traçado é mais grosso, no estilo gatinho e em tons que valorizam a cor natural dos olhos da mulher.

como-aplicar-delineador

Sugestão de produto: Royal Liner Delineador, da Eudora.