Tudo sobre batom vermelho

P8-batom-vermelho3

O batom vermelho é um dos queridinhos das mulheres e o item mais feminino do nécessaire. Marcante, envolvente e vibrante, combina com todos os tons de pele. Sucesso no ano passado, Natura Aquarela traz novamente a campanha #meuvermelho e convida cada mulher a encontrar um vermelho para chamar de seu.

São nove batons com diferentes texturas e acabamentos. A proposta é quebrar o tabu em experimentar e ousar com o batom vermelho e revelar o estilo e beleza de cada personalidade. Para dar boas-vindas à ação, o maquiador oficial da marca, Marcos Costa, conta tudo sobre a história desse item tão essencial do estojo de maquiagem de toda mulher.

O batom surgiu há cerca de cinco mil anos no Egito. Joias e insetos eram utilizados como matérias-primas para as mulheres pintarem os lábios. Diferente do que se pensa, a precursora do corante não foi Cleópatra, mas Nefertiti, mulher do faraó Akhenaton.

A popularidade veio mesmo durante o reinado de Elizabeth I, na Inglaterra do Século 16. Depois da primeira Guerra Mundial, durante os anos 1920, as donas de casa encontraram no batom uma saída para expressar a feminilidade tão engessada por conta dos anos difíceis. Justamente no momento após Primeira Guerra foi criado o batom conhecido como ferrão de abelha, por ser um vermelho bastante intenso. Desde então, a cor não saiu mais de moda.

Nos anos 1930, o item ganhou a forma sólida que conhecemos hoje. Com as atrizes nos filmes de Hollywood, o acessório conheceu o auge de sucesso durante os anos 1940 e 1950, quando as mulheres não se permitiam aparecer sem maquiagem. Durante a década seguinte, ficou um pouco apagado com a disseminação das candy colors, mas voltou nos anos 1970. Era a época do olho preto e da boca vermelha acompanhados de terninho ao estilo Yves Saint Laurent.

Já nos anos 1980, houve uma explosão de cores na maquiagem e, a partir de 1990, o minimalismo ganhou as passarelas e ruas, quando a maquiagem ficou mais equilibrada e suave.  A partir do ano 2000, a moda ficou mais democrática, com muita mistura e o vermelho já aparece com força total.

P8-batom-vermelho

TONS DE VERMELHO – Escolha a matiz correta de vermelho. Para peles claras, prefira um vermelho com traços suaves de azul. Para pele avermelhada, escolha um vermelho rosado. Pele de cor oliva fica melhor com vermelhos quentes que têm uma base laranja, dourada ou marrom. Pele morena escura fica maravilhosa com vermelho fúcsia brilhante.

CUIDADOS – Se quiser ser mais discreta mantenha o restante da maquiagem mais simples ao usar um batom vermelho. O tom escolhido para os lábios já diz tudo. Procure dosar a maquiagem dos olhos ou o blush e deixe o batom vermelho ser o foco da make.

COMO USAR – Aplique primeiro um hidratante labial e depois uma fina camada de base. Com a base seca, acrescente uma camada de pó facial, o que ajudará a fixar o batom por mais tempo. Em seguida, delineie os lábios com um lápis que combine com seu batom. Mantenha a linha natural dos lábios. Aplique uma camada fina e uniforme de batom. Seque. Lembre-se sempre de secar! Por fim, aplique uma segunda camada e você estará pronta para arrasar.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *