Dicas

Como deixar as joias com aspecto renovado

 

P8-joias

O single “Diamonds are a girl’s best friend”, da eterna Marilyn Monroe, representa bem a ligação que há entre uma mulher e suas joias. E para manter as peças favoritas com aparência de recém-adquiridas, a especialista Agnes Sá, da Lavoro Joias, fala sobre os procedimentos de reparo e personalização dos acessórios para estreá-los novamente em grande estilo.

Para quem quer renovar a peça, os banhos de ródio ou de ouro são uma ótima pedida. “Para dar um novo charme a um colar de ouro amarelo, por exemplo, o banho de ródio cobre o amarelado do metal e deixa a peça branca; e tanto o ródio quanto o banho de ouro revitalizam a superfície das bijuterias”, explica Agnes.

Além de reutilizar joias para criar novos itens, também é possível realizar pequenas adaptações. Um casal em comemoração às suas bodas, por exemplo, pode querer adicionar um pequeno adorno às alianças, como bordas brancas ou um pequeno diamante – caso seja o aniversário de 50 anos de casados.

Outra forma de revitalizar as peças é fazendo o ajuste de anéis. Ao longo dos anos, o diâmetro dos dedos pode variar e, muitas vezes, peças de alto valor financeiro ou emocional, como anéis de formatura ou alianças de bodas, deixam de servir. Caso seja necessário aumentar ou diminuir a abertura da joia, é possível cortá-la e, se for o caso, adicionar um novo fragmento de metal precioso. Após a soldagem e o polimento, o anel estará como novo.

Por falar em polimento, a técnica é uma das mais procuradas. Com o passar do tempo as joias perdem o brilho ou podem adquirir alguns riscos. O procedimento utiliza diversos tipos de escova e produtos especiais, que variam de acordo com a peça, apagando qualquer resquício de riscos e restaurando o brilho.