Dicas

Salto alto prejudica a saúde

logo-o-diabo-veste-pradaUma peça que exprime a elegância feminina pode se tornar uma vilã, em se tratando de saúde. O salto alto, além da beleza, pode trazer diversos problemas posturais. “Toda mulher que usa sapato de salto com frequência sofrerá com dores nos músculos das pernas”, explica professora da Faculdade Inspirar e fisioterapeuta osteopata, Luciana Lopes Costa.

Segundo Luciana, além das varizes, a utilização do salto alto por tempo prolongado traz problemas no quadril e nos joelhos. “A articulação inferior é prejudicada e, ainda, pode ocasionar também os desvios de coluna, que causam fortes dores”, conta.

O mais indicado é não usar saltos com mais de quatro centímetros e dar preferência ao modelo Anabela. “Esse tipo de salto é o melhor para manter uma boa postura corporal”, ensina. O salto Anabela possui a parte da frente mais baixa e a estrutura é maior do meio para a parte de trás do calçado, além de mais confortável, esse modelo dá mais estabilidade ao corpo.

A fisioterapeuta aponta, também, alguns cuidados essenciais para amenizar os danos ao corpo. “As mulheres que utilizam salto diariamente devem procurar alternar o sapato de salto com modelos baixos e mais confortáveis, até mesmo os mais largos”, salienta. Ainda segundo ela, os alongamentos aliviam as dores diárias.