Pele

Como usar protetor solar

P8-filtro-solar

O verão já começou e, para aproveitá-lo com saúde, a dermatologista Annia Cordeiro Lourenço relembra a importância do filtro solar. Segundo ela, o produto até é usado, mas de maneira errada muitas vezes. Por isso, confira algumas regras fundamentais na hora de proteger a pele.

O filtro deve ser utilizado, no mínimo, 15 minutos antes da exposição solar, pois o produto precisa de um tempo para ter aderência adequada na pele. E deve ser reaplicado a cada duas horas e também após banho de mar, suor excessivo ou atrito, mesmo que o protetor diga que não sai na água.

FPS significa fator de proteção solar e indica a quantidade de tempo que você pode expor-se ao sol sem queimar se comparado à exposição sem proteção alguma. Um FPS 15, por exemplo, permite que você fique 15 vezes mais tempo no sol sem se queimar. Para exposição solar intensa, na praia, por exemplo, as pessoas de pele mais morena devem usar um protetor de FPS 30 e as de pele mais branca um FPS 60.

Quanto mais protetor, mais proteção. A camada deve ser grossa e uniforme e nenhuma parte do corpo deve ser esquecida. Muita gente sofre com queimaduras na orelha e dedos do pé, por exemplo. Para os lábios, há batons com proteção e filtros em bastão. “Lembre-se que, desprotegidos, os lábios podem sofrer no verão tanto quanto no inverno.”

Um produto para o corpo, um produto para o rosto. A pele do rosto, em geral, é mais oleosa que a do corpo, portanto exige mais cuidados para prevenir o aparecimento de cravos. O ideal é optar por um protetor solar oil-free ou em gel.