Cosméticos

O poder das máscaras faciais

mascarafacialgetty540

Diversos fatores contribuem para que a pele do rosto fique desvitalizada, com marcas de expressão, flácida ou desnutrida. Entre as principais causas estão o sol, poluição, uso incorreto de maquiagem, estresse, má alimentação e até mesmo insônia. Para reverter esses sinais ou ajudar na prevenção, a máscara facial é uma forte aliada.

Conforme o especialista em cosmetologia, Paschoal Rossetti Filho, as máscaras têm grande concentração de ativos, o que proporciona tratamento profundo. “Muitas delas também têm a função de fixar outros ativos passados na pele antes da máscara. Assim, a permeação das substâncias de tratamento é maximizada”, explica.

As máscaras removíveis são as mais tradicionais. No entanto, muitas vezes elas não permeiam os ativos funcionais e ainda removem os passados previamente. As máscaras incorporadas, como sérum ou creme, além de possuírem melhor permeação contam com maior tempo de ação.

Um ponto importante no momento de escolher a máscara facial é observar o tipo de pele. Escolha o produto sempre pela textura, ou seja, se a pele já apresenta tendência ao ressecamento, é indicado usar a máscara mais cremosa. Caso a pele seja mais oleosa, prefira as máscaras mais finas, como o sérum. No entanto, para todos os tipos de pele, as máscaras líquidas são capazes de nutrir e hidratar.

O cosmetologista também explica quais são os benefícios da tradicional máscara de argila, que ajuda a desintoxicar a pele devido a sua ação depurativa. “Atualmente, temos no mercado argilas com finalidades distintas, que podem controlar a oleosidade, melhorar a acne, nutrir e até mesmo dar efeito tensor. As formulações mais modernas já adicionam ativos funcionais, como, por exemplo, alguns minerais e vitaminas, que atuam com a argila branca na nutrição e hidratação da pele.”

A máscara nutritiva, formulada a partir de vitaminas E, C e complexo B, além de peptídeos, óleo de canola e de girassol, é indicada para todos os tipos de peles. Para peles secas e/ou sensíveis, o recomendado é a máscara de argila branca com alta concentração de silício e grande capacidade de retenção da umidade. Já para pele com acne, o mais indicado é a máscara secativa com ácido salicílico.

Qualquer tipo de pele pode usar as máscaras faciais, mas é necessário tomar cuidado com peles reativas ou portadores de lúpus, rosácea e herpes. Nesses casos, o melhor é usar o produto indicado por um dermatologista.

TIPOS DE MÁSCARAS

l Nutritiva: deve conter vitaminas e minerais em sua formulação;
l Hidratante: precisa ser formulada com potássio vetorizado pelo ácido carboxílico, ácido hialurônico ou cristais de oliva;
l Limpadora: formulada com argilas e ácidos específicos, como gluconolactona, lático e glicólico;
l Anti-idade: deve conter peptídeos, proteínas e aminoácidos;
l Clareadora: precisa oferecer vitamina C, alguns ácidos específicos como o mandélico, extrato de folha de uva ursi;
l Firmadora: os melhores ativos são as argilas e os peptídeos.