Cabelos

Como funciona a velaterapia

velaterapia-para-cabelos-o-que-e-e-como-fazer-3

Na década de 80 virou febre entre as mulheres utilizar o até então “banho de vela” para tratar dos cabelos. Recentemente, a técnica voltou com tudo e utiliza o poder do fogo para cauterizar os fios. “Naquela época não tínhamos muitos recursos como as grandes indústrias de hoje, então realizávamos essa técnica de cauterização profunda para deixar os cabelos mais fortes e bonitos”, explica a especialista Denise Kyia.

A velaterapia é um tratamento indicado para todos os tipos de cabelos, inclusive aqueles com algum tipo de processo químico, em mulheres que possuem fios finos, quebradiços e com pontas duplas, desde que tenham um comprimento médio ou longo. Com uma vela acesa a profissional enrola pequenas mechas de fios e aproxima a chama ao cabelo. Isso faz com que todas as pontas duplas sejam queimadas, ou seja, cauterizadas. Em seguida todas essas pontas são cortadas uma a uma, minuciosamente, através da técnica conhecida como bordado, que em nada altera o comprimento dos fios.

Em seguida é aplicada uma máscara com vitaminas e nutrientes que é preparada especificamente para cada tipo de cabelo. “Em alguns casos depositamos mais aminoácidos, em outros proteína e assim por diante”, conta Denise.

É importante passar por uma avaliação para que a profissional indique o melhor tipo de tratamento. O processo demora em média 90 minutos e pode ser feito a cada dois meses. Como resultado, cabelos mais saudáveis, fortes, fios encorpados, sem pontas duplas e cheios de vida.