Esmaltes

Mitos e verdades sobre as unhas

How-to-Get-Healthy-Nails

Quando o assunto são as unhas, cada um tem uma “receita” para mantê-las bonitas e saudáveis. Pintá-las com esmalte de cor mais escura para fortalecer, cortá-las quadradinhas para não encravar, deixá-las alguns dias sem esmalte para que possam “respirar”…  Enfim, as receitas são inúmeras, mas nem todas eficientes. A dermoconsultora da farmácia online Netfarma, dra. Flávia Martelli, conta o que é mito e verdade nesse universo e dá dicas de como manter as unhas em dia sem grandes esforços.

Mitos – Ao contrário do que muita gente acredita, os esmaltes escuros não escurecem nem fortalecem as unhas. “O que deixam as unhas amarelas são algumas substâncias, como solventes, presentes em determinadas marcas; é preciso ficar de olho e fazer uso moderado destes produtos”, alerta a especialista. E o que fortalece as unhas é a alimentação adequada. Deficiências nutricionais e também certos medicamentos de uso contínuo podem comprometer sua aparência. Vale conversar com o médico a respeito e sempre caprichar na alimentação balanceada. Cortar em vez de lixar garante o fortalecimento das unhas.

Verdades – Nossas unhas são constituídas por células mortas, então não há essa necessidade de “respiração”. No entanto o que pode ocorrer é o ressecamento de unhas e cutículas por conta da esmaltação frequente e, principalmente, o uso de removedores de esmalte. “Prefira removedores que não tenham acetona na composição, desta maneira a unhas não ficarão tão esbranquiçadas ou ressecadas. O uso de hidratantes específicos para mãos e unhas também é recomendado”, explica a dra. Flávia.

É possível contrair doenças como hepatite e micoses fazendo as unhas. Materiais mal esterilizados, como o alicate, e usados em várias pessoas, pode ser, sim, um caminho para a contaminação. Se possível, tenha seu próprio kit. Vale também verificar se o salão conta com auto claves que esterilizam os materiais de uso coletivo.

O formato dos bicos dos sapatos e também das unhas ajudam a encravá-las com mais facilidade. “Para quem usa calçados fechados com frequência, o ideal que as unhas dos pés sejam cortadas em formato quadrado; já as das mãos o formato oval é o mais indicado por serem naturalmente mais frágeis”, a médica pontua. Sapatos de bicos finos ou com pouco espaço para a movimentação dos dedos costumam facilitar o encravamento das unhas do pés.