Esmaltes Saúde

Roer unhas é sinal de compulsão

como-parar-de-roer-as-unhas

O estresse, nervosismo e a ansiedade causados pela correria do cotidiano podem causar um hábito não muito saudável: o de roer unhas. O pior é que isso pode se tornar uma compulsão e causar sérios danos. A mania leva o nome de onicofagia e pode atingir homens e mulheres de todas as idades.

Uma das consequências desta compulsão é o traumatismo na base da unha. Além disso, você pode machucar a cutícula e causar infecções, já que a boca contém bactérias. Roer unhas não é considerado um distúrbio, mas um sintoma de que algo não está bem. O problema pode ocorrer como sinalizador de algum desconforto relacionado à ansiedade. Em alguns casos, pode ser indicado até o uso de medicação antidepressiva por um médico especializado.

Existem produtos específicos para evitar o hábito de roer unhas.  Eles são amargos e tentam causar repulsa à pessoa que leva o dedo à boca. O produto pode ser usado sozinho ou sobre a unha pintada, já que é incolor e não altera a aparência do esmalte. Mas não pode ser usado em crianças menores de 12 anos.