Pele

Como tratar as espinhas

Beauty portrait

Quem já passou pela fase da adolescência sabe o quanto a acne incomoda. É muito ruim se olhar no espelho e constatar que aquela bolinha vermelha está bem ali, na bochecha ou no nariz. E não tem maquiagem que a esconda, ao contrário, quanto mais se tenta disfarçar, mais aparece. E quando a acne surge na fase adulta? Pior ainda. O jeito é detectar as causas e buscar tratamento adequado.

Considerado um dos problemas dermatológicos mais comuns entre os brasileiros, existem vários fatores que podem levar ao aparecimento da acne na fase adulta, como desequilíbrios hormonais, estresse, tendência hereditária e ainda o uso de alguns medicamentos. Além de interferir na autoestima, dependendo do grau, a acne pode deixar marcas na pele que ficarão para a vida toda.

O primeiro passo é manter a pele sempre limpa e usar produtos adequados. E vamos combinar que opções é que não faltam. É imprescindível buscar a orientação do dermatologista na escolha do melhor tratamento. Os procedimentos estéticos são indicados para a acne graus 1 e 2, ou seja, quando a pele possui cravos pretos e brancos, além de algumas espinhas não muito inflamadas. Já nos casos de acnes 3 e 4, a pele apresenta muitas espinhas inchadas, inflamadas e doloridas. Aí os procedimentos são diferentes e precisam de acompanhamento do dermatologista.

Uma verdadeira tacada de mestre é a loção secativa, que reduz a oleosidade e promove efeito mate duradouro. Em geral o produto pode ser usado no rosto todo e além de disfarçar as espinhas ainda protege contra os raios do sol.

Também vale a velha e boa orientação de que a alimentação deve ser a mais natural possível. Evite comer alimentos gordurosos e frituras, busque ingerir bastante fruta e verdura, troque o refrigerante por suco natural e não se esqueça da água. Beber água em abundância faz a engrenagem do organismo funcionar melhor, turbina os rins e o intestino. O reflexo do organismo equilibrado certamente será na pele do corpo inteiro. E por último e bem importante: livre-se da tentação de espremer espinhas e cravos.