Moda

Sapato como acessório de beleza

Mais do que uma necessidade, os sapatos ganharam status de cobiçado acessório. E o melhor é que há modelos para todos os bolsos. Embora alguns homens não entendam o motivo pelo qual as mulheres precisam ter tantos pares de calçados, há uma explicação muito simples: há modelos usados para festa, os do dia a dia, os da ginástica e caminhada, os que combinam com jeans, os que ficam melhor com saias longas e por aí vai.

O fato é que dez em cada dez mulheres adoram sapatos. E vamos combinar que a indústria especializada no assunto tem caprichado nos modelos. Os de salto alto, sinônimo de elegância, sensualidade e poder, são objeto de desejo de muitas. No entanto, a escolha de modelos inadequados coloca em risco a saúde, o que pode causar lesões e deformidades.

Os primeiros sintomas de que a escolha do calçado não foi adequada são a formação de bolhas e calos, principalmente nos dedos e no calcanhar. Você também pode sentir dor na face plantar do pé, desconforto ao caminhar e um grande alívio ao retirar o sapato. Ao insistir no modelo inadequado, você pode enfrentar a formação de neuromas, calosidade nas regiões interdigitais e plantares, acentuação e desenvolvimento de joanete e fascite plantar, o temido esporão de calcâneo. Todos inimigos da beleza dos pés, não é mesmo?

Um dos equívocos mais comuns na compra dos calçados é a escolha de um sapato apertado, com a expectativa de que ele vá folgar com o uso. No ato da compra, é preciso que exista espaço entre o dedo maior e a ponta do calçado. Além disso, é fundamental evitar modelos que comprimam a região dos metatarsos (parte mediana do pé). É preciso testar o sapato para verificar se está confortável e bem adaptado ao pé.

A notícia boa é que as pesquisas para melhorar o conforto dos pés dentro de sapatos com saltos altos evoluíram bastante. Atualmente, é possível encontrar calçados cujos saltos estão posicionados de modo a dar mais conforto ao calcanhar. Outra boa opção são as plataformas que garantem mais estabilidade aos pés.

Dicas: O pé se modifica com o passar do tempo e tende a aumentar com a idade. Normalmente ao final do dia verifica-se um pouco de inchaço, por isso fique atenta ao horário em que for comprar os seus calçados.  Ao testar o modelo, verifique se os dedos movem-se livremente dentro do calçado.