Como fazer as unhas em casa

P8-foto2

Há mulheres que não abrem mão de dar aquela passadinha na manicure pelo menos uma vez por semana. Mas há também as que preferem manter o hábito de cuidar sozinha das unhas, prática que ajuda a economizar dinheiro, mas que exige alguns cuidados essenciais para não prejudicar a saúde.

A nail artist americana Miss Pop, conhecida por seus criativos trabalhos, foi chamada pela revista Allure para enumerar os erros mais comuns cometidos pelas manicures amadoras. Entre os principais equívocos estão: não passar base; remover as cutículas; não limpar os utensílios; aplicar camadas muito grossas de esmalte; chacoalhar o frasco; pintar as unhas em ambiente inadequado; lixar as unhas em movimento de vai-e-vem, entre outras práticas.

Confira a seguir uma série de dicas que irão lhe ajudar a fazer unhas em casa com maior segurança e durabilidade.

Base – A base funciona como um primer para suas unhas e sela os óleos naturais, que impedem a aderência do esmalte. Usar um topcoat não funciona porque, além de mais espesso e demorar para secar, o produto não impede o contato com os óleos.

Cutículas – Remover as cutículas é um problema porque você está se cortando de propósito e abrindo caminho para microorganismos. Além disso, as cutículas servem para proteger a matriz da unha. Uma opção é empurrá-las com um palito adequado para a função e creme específico para esse fim. Isso também evita pelinhas soltas.

Utensílios – Mesmo que só você use seu alicate, seu cortador de unhas e suas lixas, o acúmulo de tecido nos instrumentos pode fazer com que as bactérias se instalem. Lave sempre com sabonete bactericida e álcool para evitar infecções.

Esmalte – O produto não foi feito para ser aplicado em camadas. O adequado é aplicar três ou quatro camadas finas em vez de duas grossas, evitando a formação de bolhas e marcas na unha. Já o topcoat pode ser aplicado em uma camada mais generosa, pois foi feito para secar rápido.

Modo de usar – Nunca chacoalhe o frasco porque o movimento cria bolhas no esmalte, prejudicando a aplicação e a textura da tinta. Se você precisar misturar a tinta, role o frasco entre as mãos como se estivesse brincando com massa de modelar.

Ambiente – Procure não fazer as unhas em dias chuvosos e quentes, pois isso dificulta a secagem do esmalte e abre espaço para bolhas e marcas. Prefira ambientes frescos e secos, que aceleram o processo.

Lixar as unhas – Procure não lixar as unhas com movimento de vai-e-vem. A prática cria farpas e pequenas fissuras, que podem evoluir e trincar a unha. Lixe sempre em uma só direção. Pode ser mais demorado e cansativo, mas o resultado final é mais uniforme e polido.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *