Moda

Cores da Pantone para 2016

 

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É a primeira vez desde 1992 que a Pantone escolhe duas cores como referências para o mundo da moda, decoração, design, beleza, consumo e comportamento. O pink delicado do Rose Quartz já dava as caras como tendência de cor, unindo-se agora ao Serenity Blue, azul mais claro. Juntas sugerem paz, tranquilidade e desaceleração.

Conforme a arquiteta e brand specialist Érica Giacomelli, as escolhas são o resultado de uma busca que a população global está procurando nesse momento: uma pausa na loucura do dia a dia. As cores são resultado também de um movimento de reconexão com o que é importante, com si mesmo e com um grupo ao seu redor; em tempos políticos e de ameaças à segurança física que estão ocorrendo em todo o mundo. “A mescla de tonalidades vem também para prosseguir a discussão e a quebra de padrões de gênero, sobre o que significa ser homem ou mulher”, explica.

As apostas acabam influenciando de maneira completa, desde o conceito até o lançamento de novos produtos. Érica salienta que as cores do ano nada mais são do que uma identificação dos caminhos e pensamentos da sociedade, assim como cada tendência.

Estudos e cores – E como essas cores são escolhidas? Para definir isso, a Pantone realiza uma série de pesquisas, que passam por estudos de capas de moda, lançamentos de produtos e design, essências e perfumes mais comprados, análises antropológicas, observação de street style e street art, entendimento de ondas e mudanças socioeconômicas dentre outros.

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Todos esses estudos são válidos e resultam em referências que podem ser utilizadas para escolha da cor do ano. “Quando todas as referências são postas lado a lado (já que a maioria são imagens), o resultado é sempre visto quase que automaticamente, a cor do ano quase que salta aos olhos”, argumenta a arquiteta.

Assim que uma cor do ano é eleita pela equipe de color forecasting da Pantone outras já começam a ser desenhadas. É um processo contínuo de análise de tendências de cor que culmina em diversas discussões que resultam na cor escolhida para o ano.

Maquiagem – A Sephora e a Pantone se uniram mais uma vez para firmar uma parceria. Inspirada nas cores do ano, a gigante do mundo da beleza criou um kit de maquiagens, em edição limitada. A nova coleção inclui 24 tons de sombra, gloss e batons, com preços que vão de 18 a 39 dólares. Conforme a representante da Sephora,  Helen Phillips, a marca trabalhou muito para que os tons ficassem bons em todos os tipos de pele. Os produtos serão vendidos exclusivamente nas lojas da Sephora e no site da marca, a partir deste mês.

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