Cabelos

Como cuidar dos cabelos cacheados

P8-cachos2

Os cabelos cacheados são lindos e quem os tem deve valoriza-los bastante. Claro que é preciso respeitar a opinião e estilo de cada mulher sem condenar quem prefere alisar as madeixas. No entanto, quem pretende manter os cachos naturais precisa dedicar uma atenção extra aos fios para que fiquem hidratados, macios e iluminados.

Cabelos cacheados são naturalmente mais opacos e ressecados, já que a distribuição da oleosidade natural do couro cabeludo não acontece de forma homogênea ao longo do fio. Além disso, por serem mais volumosos e difíceis de pentear, os cachos acabam ficando com a definição comprometida. Então, mantê-los limpos é fundamental para que não fiquem armados e sem vida.

De acordo com especialistas em cabelos crespos, os cuidados com os cachos não devem se restringir ao inverno. Ao longo do ano, é necessário hidratar os fios em casa duas vezes por semana e, se possível, uma vez ao mês no salão. Também é indicado cortar os cabelos a cada dois meses, a fim de renovar os fios, dar movimento e eliminar as pontas mais ressecadas.

Se você quer assumir os seus cachos, aqui vão aqui algumas dicas importantes. É difícil, mas procure lavar os cabelos com água fria ou morna, já que a água quente resseca os fios. No momento da lavagem, aproveite para massagear o couro cabeludo e estimular a produção de sebo protetor dos cabelos. Retire o excesso de água, e com os cabelos ainda molhados, aplique pequenas quantidades de creme de pentear nas mãos e depois espalhe pelos fios.

No inverno, ninguém merece sair de casa com os cabelos molhados. Use o secador com o difusor e em temperatura moderada para não sensibilizar os fios. O creme de pentear é excelente aliado. Para garantir modelagem perfeita deve ser aplicado em quantidade generosa e em seguida usar o difusor.

Depois que as madeixas estiverem secas, vale soltar os cachos utilizando algumas gotinhas de reparador de pontas, que darão movimento, potencializarão o brilho e ainda protegerão as pontas. Ao longo do dia, se sentir necessidade, aplique pequenas quantidades de creme de pentear. Para isso, os cabelos precisam estar úmidos, assim facilita a absorção. Cabelos cacheados não devem ser penteados a seco. O ideal é penteá-los quando ainda estiverem úmidos, desembaraçando cuidadosamente, iniciando sempre das pontas até a raiz.

O ideal é contar sempre com o apoio de um profissional e, pelo menos uma vez por mês, recorrer aos tratamentos de salão, tais como reconstrução capilar, máscaras de alto efeito hidratante e reposição de queratina.