Água muito quente pode danificar os cabelos

 

Basta o primeiro friozinho chegar para que a gente aumente a temperatura da água do banho, não é mesmo? No entanto, a nossa pele e os nossos cabelos é que sentem os efeitos. E o inverno também é propício para incrementar a queda dos cabelos. A Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo estima que a cada ano a calvície feminina aumente 10%. Normalmente caem, por dia, 100 fios. A anormalidade começa quando este número aumenta. O fato é comum principalmente nas pessoas que abusam da água quente.

O uso frequente de chuveiro muito quente pode levar a formar bolhas na estrutura dos fios, que fazem os cabelos ficarem mais frágeis e resultam em sua queda ou quebra.

Além disso, a dieta mais gordurosa e calórica, pobre em frutas, verduras e legumes que são fonte essencial de vitaminas e sais minerais tão importantes para manter os cabelos saudáveis, é grande fator de risco neste quadro. A utilização de secadores muito quentes também ajuda a danificar ainda mais a estrutura capilar.

Se você já percebeu que está sendo vítima da queda de cabelos, pode se acalmar pois há tratamento. Uma avaliação correta é capaz de detectar a provável razão de queda e perda dos fios. Através de um exame detalhado, como o de sangue, é possível detectar se há alteração da tireóide, infecções, carência de ferro, carência de nutrientes, ácidos fólico, zinco e cobre.

É preciso também uma avaliação para checar os hormônios e considerar a alopecia androgênica, que começa com rarefação dos fios na parte superior do couro cabeludo, geralmente poupando as laterais.

Uma vez descoberta a causa, inicia-se o tratamento, mas sempre sob a orientação de um profissional. É preciso ter cuidado com a chamada automedicação, mesmo que seja usar um simples xampu ou creme. E tem mais, nem sempre o que foi bom para a amiga, é bom para você.

Se você pretende se prevenir contra a queda dos cabelos, cuidado na hora de lava-los. Diante do exposto, parece mais prudente usar água não tão quente. Não esqueça que a água fervendo também danifica a pele do corpo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *