Companheiro nosso de cada banho

sabonete

Nos últimos anos o sabonete ganhou lugar de destaque na hora do banho e começou a figurar entre as opções de presentes tanto para homens quanto para mulheres.  Cremosos, refrescantes, líquidos ou em barra, eles estão cada vez mais segmentados e guardam em sua fabricação evolução tecnológica e uma relação crescente com os ingredientes naturais.

De acordo com os livros de história, o sabão foi inventado, muitos anos antes de Cristo, pelos fenícios, que misturavam água com banha de cabra e cinzas de madeira. Mais à frente, árabes misturaram óleos naturais, gordura animal e soda cáustica, descobrindo o sabão sólido. Séculos mais tarde, técnicas de fabricação foram aperfeiçoadas até chegarmos aos dias atuais, em que o banho passou de simples ato de higiene a um momento para relaxar.

Os do tipo em barra são preferência de 82% dos brasileiros.  O gerente de Desenvolvimento de Produtos da Natura, Rodrigo Lima, responde o que é verdade e o que é mito na categoria dos sabonetes.

Os sabonetes líquidos são os mais adequados para a limpeza do rosto?

Mito. Nem todos os sabonetes líquidos são indicados para o rosto. A Pele do rosto é mais sensível, e a formulação deve ser adequada para tal, seja no formato barra ou no formato líquido. O tipo mousse também se adequa a esta necessidade. O sabonete mousse limpeza suave da linha Chronos possui tensoativos mais suaves, sendo indicado para o rosto em peles secas a normais. Temos no portfólio da Natura quatro opções de sabonetes para o rosto, todos na linha Chronos.

O banho quente pode intensificar as propriedades do sabonete?

Verdade. A temperatura da água mais alta auxilia nas propriedades de limpeza do sabonete e também podem potencializar a dispersão das essências da fragrância. Porém, mesmo em água fria o sabonete cumprirá sua função de limpar e perfumar.

É ideal usar tipos variados de sabonete, um para cada necessidade ou parte do corpo?

Verdade. A função básica do sabonete é a limpeza. A formulação pode ser adequada para uma limpeza mais suave ou mais profunda, promovendo diferentes resultados na pele no pós-uso. Sabonetes cremosos devem ser utilizados diariamente para limpeza corporal. Os sabonetes esfoliantes devem ser utilizados para uma limpeza mais profunda, pois removem a camada superficial de células mortas. Porém, para uma hidratação adequada da pele o ideal é sempre a complementação com a utilização de um hidratante.

O sabonete que faz mais espuma limpa mais?

Mito. Não necessariamente. O produto pode espumar muito e ter uma limpeza suave, sendo que o contrário também pode ocorrer. Ajustes nos quesitos de espumação e limpeza são passíveis de ser realizados na formulação do produto. 

Os sabonetes vegetais são melhores que os de origem animal?

Verdade. A massa de origem vegetal tem uma qualidade muito superior em relação a de origem animal. A matéria prima que origina a massa animal (sebo) possui muitas impurezas, o que causa grande impacto na qualidade olfativa desse tipo de material. Já a massa vegetal tem como matéria prima básica óleos vegetais (geralmente da Palma) que são muito mais puros, reduzindo drasticamente o impacto olfativo. Além disso, a massa vegetal também é superior em quesitos sensoriais e possui melhor espumação. Em todos os nossos sabonetes em barra utilizamos a massa base de origem vegetal, garantindo uma excepcional performance olfativa e alta espumação.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *