Maquiagem

Você sabe como surgiu a maquiagem?

W-cleopatra-imagem-destacada

Segundo estudos de arqueólogos, por volta de 3000 a.c, os egípcios já utilizavam produtos nos olhos, tornando-se a primeira civilização a usar maquiagem. Naquela época, o produto utilizado pelos egípcios era à base de chumbo com propriedades antibacterianas que ajudava a evitar infecções. Segundo cientistas, o chumbo funcionava como uma toxina que matava as bactérias antes que elas se espalhassem. O Kohl, como era conhecido, era de pigmento preto e utilizado para sublinhar o contorno dos olhos e escurecer cílios e sobrancelhas.

Esses e outros antepassados utilizavam a maquiagem não somente para embelezar, mas também para finalidades cerimoniais e religiosas. Mais tarde na Europa, tanto na Grécia como na Roma antiga, homens e mulheres utilizavam o produto constantemente. Na idade média o pensamento religioso falou mais alto que a vaidade e a maquiagem ressurgiu com força a partir do século XV, quando a Itália e a França se tornaram os principais fabricantes de produtos de beleza.

Nessa mesma época, minérios como argila, fuligem e carvão ajudavam a dar os tons primários, preto, verde, amarelo ou ocre. Durante esse tempo, a maquiagem era privilégio de reis, cortesãos e aristocratas, que apreciavam pó de arroz e pomadas coloridas para pintar os lábios. No século XVIII, a maquiagem começou a se popularizar, mesmo não sendo aceita em todos os países como na Inglaterra, que associava o produto a costumes pouco respeitáveis. Em 1920, esse preconceito compartilhado também por alguns americanos se extinguiu, o que impulsionou o uso e transformou a maquiagem em mania mundial. Nos dias de hoje, a maquiagem se tornou item de beleza indispensável para as mulheres.